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Ações Gestão 2010 – 2012 - <? the_id(); ?>

CPATP / Ações Gestão 2010 – 2012

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Melhorias nas Canaletas do Porto Público e TESC

Após várias solicitações de melhorias nas canaletas realizadas pelo SESSTP e CPATP, a Administração do Porto de São Francisco do Sul, confeccionou em junho 2011 várias tampas de canaletas para substituição das danificadas paralelas aos berços 102/103. Mesmas solicitações foram feitas ao TESC, pois as condições das canaletas no terminal também apresentavam condições ruins.

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Sinalização nos caminhões que transportam Bobinas

Melhorias efetuadas nos caminhões que transportam bobinas “Arcelor Mittal Vega” com a fixação de adesivos refletivos em volta do berço central de condicionamento das bobinas na carroceria dos caminhões o que durante a noite, ajuda portalós e operadores de guindaste de bordo dando melhor visualização do local, diminuindo consideravelmente o número de acidentes e incidentes e aumentando a segurança de nossos colaboradores do Sindicato dos Arrumadores durante a acomodação das bobinas de aço.

 

Melhorias nas carrocerias dos caminhões que transportam bobinas

Após várias solicitações do SESSTP e reuniões da CPATP realizadas com as transportadoras e operadores portuários, foram realizados significativas mudanças nas carrocerias dos caminhões, tendo em vista que as condições dos caminhões não apresentavam segurança para os TPAs da categoria dos Arrumadores.

Situação anterior em 27/04/2010: Caminhões com carroceria estrutura espinha de peixe, com as laterais vazadas, não oferecendo espaço para os trabalhadores do sindicato dos arrumadores, trabalharem com a devida segurança, o que ocasionava um grande índice de acidentes por queda, principalmente à noite e nos dias de chuva.

Situação atual em 10/12/2011: Caminhões com carrocerias totalmente compactadas nas laterais, oferecendo maior segurança para os trabalhadores ao transitarem da plataforma para a carroceria do caminhão, a fim de executarem a lingada, facilitando o processo de trabalho na carga e descarga de bobinas.

 

Instalação de bebedouros elétricos no TESC

Após solicitações realizadas pela CPATP, o TESC implantou novos bebedouros próximos as operações dos navios. Bem como a implantação de novos coletores de resíduos, espalhados por todo o terminal, e dentro dos contêineres abrigos, local onde os TPA’s se abrigam das intempéries.

bebedouro

Local para gaiola dos socorristas no TESC

Após solicitação do SESSTP/CPATP, o TESC teve a iniciativa de delimitar uma área para a acomodação da gaiola utilizada para socorrismo nos acidentes dentro da área portuária. A área foi demarcada no píer com tinta amarela, em um local livre de qualquer obstrução, facilitando desta maneira o acesso em caso de emergência. A gaiola ficou alojada próximo aos berços 301 e 302, permanecendo em tempo integral a disposição das operações.

O mesmo ocorreu no Porto Público, e após solicitações do SESSTP em parceria com a CPATP, a APSFS determinou locais específicos para a fixação das gaiolas próximos as operações. Devido à longa extensão dos berços, foram fixados dois pontos para localização das gaiolas:

Uma se encontra próximo ao berço 101, e a outra entre os berços 103 e 201, exatamente na curva onde se encontram as pistas de saída dos caminhões do Porto. Ambas com área marcadas com tinta e livres de qualquer obstrução.

 

Mais uma gaiola e capa de proteção

É fato que o tempo é determinante para que um atendimento emergencial seja feito com sucesso. Diante disso, a CPATP Gestão 2010/2012 solicitou a construção de mais uma gaiola de resgate junto ao OGMO/SFS, totalizando assim três equipamentos.

Após a construção da terceira gaiola foi combinado em parceria com a APSFS e TESC que elas deveriam ficar alocadas em locais específicos e estratégicos para a fácil remoção nos momentos de emergências.

As gaiolas ficaram alocadas nos seguinte locais: a primeira ao lado da base do poste próximo ao berço 201 e 103, a segunda sob a esteira da TERLOGS beneficiando as operações dos berços 101 e 102, e a terceira no TERMINAL SANTA CATARINA – TESC beneficiando as operações dos berços 301A, 301B e 302.

Com a movimentação de granéis no porto isso faz com que haja a presença de pombos, onde ás fezes desses pássaros passou a ser um transtorno. Para eliminar este problema foram confeccionadas capas com o objetivo de proteger e amenizar a poeira e outros detritos que antes se acumulavam nesses equipamentos.

 

Melhorias e reforço nos spreads manuais

Os spreads manuais usados no porto de São Francisco do Sul através da supervisão da CPATP gestão 2010/2012 e do importante comprometimento com a segurança do TERMINAL SANTA CATARINA – TESC passaram por consecutivas melhorias visando sempre preservar a integridade física dos TPA’s nas operações.

Atualmente esses aparelhos passaram por reforços estruturais, aumentando de três para seis barras transversais nos spreads de 40′ e uma barra nos spreads de 20′. Também foram trocados os mecanismos de travamento e feito proteção para eles, juntamente com a troca das manilhas e cabos de aço, tudo visando maior segurança nas operações. Essa última mudança se deu pelas avarias que esses equipamentos sofreram através de batidas acentuadas em alguns momentos no transcorrer das operações.

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Máscaras descartáveis com Válvulas

Após solicitação da CPATP, o SESSTP passou a entregar aos Trabalhadores Portuários Avulsos – TPA’s máscaras descartáveis com válvula, pois a que era entregue anteriormente não possuía. A máscara com válvula proporcionou aos trabalhadores um maior conforto, uma vez que a válvula de exalação facilita a saída do ar exalado.

 

Mapa de Risco

Em fevereiro de 2011 a CPATP concluiu o mapa de risco da área portuária, tendo em vista que o mapa existente era do ano de 2000 e estava desatualizado. Após 11 anos a CPATP com a atual gestão atualizou o mapa, fixando o mesmo na entrada principal dos pedestres no porto público.

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